Notícia

Pernambuco é tricampeão do Norte/Nordeste Caixa de Atletismo de Mirins

Imagem Destacada

Correspondendo à condição de favorito, Pernambuco não decepcionou e faturou o tricampeonato no Norte/Nordeste Caixa de Atletismo de Mirins, encerrado no início da tarde deste domingo (4), em São Luís (MA). O título geral da competição para atletas com idades entre 13 e 15 anos foi conquistado com 31 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e cinco de bronze. O  Piauí ficou em segundo lugar, com 17 (7 ouros, 6 pratas e 4 bronzes). Já os donos da casa, que também subiram 17 vezes ao pódio, finalizaram o Regional na terceira colocação geral depois de obterem 5 ouros, 5 pratas e 7 bronzes. Além de Pernambuco, Maranhão e Piauí, participaram da competição outros oito estados. Ao todo, foram 167 atletas envolvidos no evento.

O tricampeonato de Pernambuco no Norte/Nordeste Caixa de Atletismo de Mirins foi conquistado de forma consecutiva. Em 2013 a delegação estadual obteve o título geral no torneio, também realizado em solo maranhense. No ano passado, o bi foi comemorado dentro de casa, no evento que aconteceu no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. 

 “O nosso mirim tem essa característica de sempre trazer bons resultados. Apesar de esperarmos o terceiro título regional nessa categoria, muitos atletas nos surpreenderam no Maranhão. Sabíamos que alguns tinham capacidade de estar entre os primeiros, mas a maioria foi além das nossas expectativas”, comentou a chefe da delegação pernambucana, Karina Rocha.

Além do tricampeonato regional, Pernambuco ainda teve a melhor atleta da competição entre as mulheres. A velocista Júlia Letícia, da Associação Atletas com Futuro (AACF), foi ouro nos 80m e 300m sobre barreiras, fazendo o índice técnico do evento. Como está no último ano de mirim, a garota também participou do Norte/Nordeste Menor em agosto e igualmente venceu. “A gente sempre treina pensando em fazer o melhor dentro das competições, ainda assim,  fiquei surpresa pelo índice técnico. Depois dessas conquistas, acho que chego bem forte para a categoria menor no ano que vem”, comentou a atleta do técnico Roberto Andrade.

Outro destaque entre as meninas de Pernambuco foi a sertaneja de Ouricuri Ivini Yasmin. Ela conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco e um bronze no arremesso de peso.

Assim como aconteceu no Maranhão, em agosto, Pernambuco também foi campeão geral do Campeonato Norte/Nordeste Caixa de Atletismo de Menores, para atletas entre 15 e 17 anos, que aconteceu em Natal (RN). “Acho que esses dois títulos são reflexo do trabalho dos técnicos, que, mesmo com todas as dificuldades, continuam revelando talentos. O trabalho de interiorização que estamos fazendo também vem sendo fundamental. Nas duas competições, as seleções foram formadas por metade de atletas da capital e metade do interior. Com títulos importantes nas duas categorias que são a base do atletismo, acho que ficamos com perspectivas muito boas para os próximos anos”, comentou o presidente da Federação Pernambucana de Atletismo (Fepa), Edinilton Vasconcelos.

A delegação pernambucana, formada por quatro treinadores e 30 atletas, embarca às 19h deste domingo (4) para o Recife. A chegada está prevista para as 22h. Assim que desembarcarem, os competidores que moram no interior do Estado já partem de ônibus para cidades como Petrolina e Ouricuri. 

Comentários