Notícia

Pernambuco busca tricampeonato no Campeonato Norte/Nordeste Caixa de Ateltismo

Imagem Destacada

Defendendo a condição de favorito, Pernambuco entra nas disputas do Troféu Norte/Nordeste Caixa de Atletismo de Mirins, que acontece neste fim de semana, em São Luís, no Maranhão. Composta por 30 competidores, a delegação embarca com força máxima, nesta madrugada, para buscar o tricampeonato regional. Em 2013 o Estado foi campeão geral da edição também realizada em solo maranhense e, no ano passado, o título foi conquistado dentro de casa.

Além de Pernambuco e Maranhão, participam da competição mais importante do atletismo da Região os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins. Ao todo, são 167 atletas lutando por um lugar no pódio.

Os principais adversários da seleção pernambucana durante o Norte/Nordeste devem ser as equipes do Maranhão, Bahia e Piauí. “Acredito que, assim como nós, apenas a seleção maranhense vai estar completa. Mas os atletas da Bahia e do Piauí também costumam ter uma base forte. Como a competição será por pontuação, temos de ficar entre os três primeiros em boa parte das provas para nos mantermos competitivos até o título”, comentou um dos chefes da delegação, Fagner Barros.

Dos 30 atletas que vão estar representando Pernambuco, metade é do interior do Estado, oriundos de cidades como Petrolina e Ouricuri. Esse grupo vai ter de driblar o desgaste. Eles embarcaram em um ônibus às 8h30 da da quinta-feira (1) e levaram mais de oito horas para chegar à capital pernambucana. Depois de se unirem aos demais atletas da delegação, os sertanejos ainda encararam mais duas horas e meia de viagem de avião até o Maranhão.

Entre alguns dos tantos destaques da seleção pernambucana estão os sertanejos Ivini Yasmim e João André Pereira. Ambos irão competir no arremesso de peso. Como cada atleta pode disputar até duas provas, a segunda de Yasmin vai ser o lançamento do disco, enquanto a de João André o lançamento do martelo. Ele é um dos maiores especialistas do Estado em sua categoria, dono da terceira melhor marca do Brasil, com 47,47m.

Dos atletas da capital, as gêmeas Ingrid e Yasmin Gomes estão entre os talentos revelados. Enquanto Ingrid é competidora de provas combinadas, representando Pernambuco no pentatlo e ainda no salto triplo, a irmã vai disputar o salto em altura e os 300m sobre barreiras. Ingrid ainda vai compor a equipe do revezamento 4x75m. Pernambuco contará ainda com Maria dos Santos, Maria de Souza, Julia Ratis, Marcela Gomes e Andara da Silva na única disputa coletiva do atletismo no Norte/Nordeste.

Comentários